Pular para o conteúdo principal
Imagem
Imagens reais- Cidade do Agro

Onde o campo encontra a cidade

A Cidade do Agro é um espaço de inovação pioneiro, desenvolvido pela Universidade do Agro, onde o campo e a cidade se conectam de maneira única. Esse ambiente foi projetado para integrar práticas de produções vegetais e animais com as mais avançadas tecnologias, criando soluções sustentáveis que moldam o futuro do agronegócio. Com foco na sustentabilidade, buscamos desenvolver iniciativas que integram tecnologia e as produções agropecuárias de forma inteligente. Venha conhecer como o agronegócio está se adaptando às novas demandas globais e impactando positivamente, de forma abrangente, o primeiro, segundo e terceiro setor da economia mundial.

O Projeto

A Cidade do Agro é um espaço de inovação pioneiro, desenvolvido pela Universidade do Agro, onde o campo e a cidade se conectam de maneira única. Esse ambiente foi projetado para integrar práticas agrícolas tradicionais às mais avançadas tecnologias, criando soluções sustentáveis que moldam o futuro da agricultura. Com foco na sustentabilidade, buscamos desenvolver iniciativas que integram tecnologia e produção agrícola de forma inteligente. Venha conhecer como o agronegócio está se adaptando às novas demandas globais e impactando positivamente o futuro das cidades.

Conheça os nossos projetos

Projeto EMBRAPA

Com o objetivo de analisar o desempenho agronômico de clones de elite de mandioca, em outubro de 2024 foram iniciados experimentos em parceria com a Embrapa Cerrados, na Cidade do Agro. Essa iniciativa visa não apenas fortalecer a base genética da cultura, mas também expandir suas aplicações, abrangendo alimentação humana, nutrição animal e a produção de biocombustíveis, como o etanol.

Projeto Laranja

Em dezembro de 2024 instalou-se 3 hectares de laranja com o objetivo de realizar trabalhos de pesquisa integrando as empresas que são parceiras no projeto e possibilitando experiências aos nossos, desenvolvendo a expertise na produção de laranja, com inovações tecnológicas para aumentar a produtividade e garantir a qualidade dos produtos.

Projeto Café

Implantar uma área de café em uma fazenda experimental, em parceria com empresas, representa uma excelente oportunidade para impulsionar a pesquisa, a inovação e a sustentabilidade no setor cafeeiro. Assim, a Universidade do Agro – Uniube, implantou 3 hectares de café (cultivares catuai vermelho e Arara) em fevereiro de 2025.
Esse projeto, têm um papel crucial no desenvolvimento de novas práticas agrícolas, variedades de café e tecnologias que possam beneficiar tanto os produtores quanto as empresas envolvidas na cadeia produtiva. Ao integrar essas iniciativas com a parceria de empresas especializadas, é possível combinar o conhecimento técnico acadêmico com a expertise do mercado, criando soluções mais eficazes e adaptadas às realidades do campo.

Projeto AGRONELLI

No ano de 2024, a Agronelli, uma empresa reconhecida no setor agrícola que tem se destacado por suas parcerias estratégicas, uniu-se à Universidade do Agro - Uniube, visando a inovação e o aprimoramento constante de suas práticas e produtos. Essa colaboração tem como objetivo o desenvolvimento de soluções tecnológicas avançadas. Essa parceria também permite que a Agronelli tenha acesso às últimas pesquisas científicas, além de promover a formação de novos talentos para o setor agrícola.
A colaboração com a universidade envolve a realização de estudos, testes de produtos, análise de solos e desenvolvimento de novos insumos, bem como a implantação do museu do solo no espaço ocupado pela empresa.
Ao investir no vínculo com a academia, a Agronelli reforça seu compromisso com o progresso do setor e com a construção de um futuro mais sustentável para o agronegócio.

Projeto AGCROPPERS

A parceria entre a AGCroppers (plantas de cobertura) e a universidade é fundamental para promover avanços na agricultura sustentável. As universidades, com sua base científica e capacidade de pesquisa, e as empresas, com sua experiência prática no campo, podem unir esforços para desenvolver novas soluções que melhorem a qualidade do solo, aumentem a produtividade das lavouras e reduzam os impactos ambientais. Ao testar diferentes espécies e técnicas de manejo, essa colaboração contribui para a criação de estratégias mais eficientes para a recuperação e manutenção da saúde do solo. Assim, a empresa acessa as inovações tecnológicas, enquanto a universidade amplia sua pesquisa aplicada.
Além de 2 hectares exclusivos para implantação de seus portfólios e implantação de plotes de demonstração, a AGCroppers também participará de projetos em outros setores da Cidade do Agro como cultivo de plantas de cobertura nas entrelinhas dos projetos de café e laranja por exemplo.

Projeto UBYFOL

Em um acordo firmando no ano de 2024, a Ubyfol e a Universidade do Agro se unem para distintos projetos de pesquisa na Cidade do Agro.
Uma estação de pesquisa foi inaugurada no dia 07 de fevereiro de 2025 com o objetivo de realização de testes de produtos que serão lançados no mercado, bem como estudos de produtos já em comercialização pela Ubyfol.
Além da estação de pesquisa, essa parceria oportuniza estágios para alunos da Universidade do Agro possibilitando aos mesmos a associação da teoria com a prática, bem como viver a experiência nesse segmento.
Nesse espaço acontece também a Ubytech Day, que é uma semana de treinamento à campo para todo o time da Ubyfol (comercial, técnico e administrativo), bem como produtores que utilizam de suas tecnologias.

Projeto VALMONT

A Valmont junto a Universidade do Agro, oficializaram, em novembro de 2024 a parceria para inauguração do 1º Centro de Treinamento em Irrigação do Brasil, inspirado no modelo de excelência da matriz em Nebraska, EUA. Esse projeto, visa revolucionar a formação em tecnologia de irrigação no país, atendendo à crescente demanda por profissionais capacitados para impulsionar a produtividade no campo.
O centro de treinamento em irrigação, busca atender a demanda do mercado em profissionais qualificados para atuar em um setor estratégico que impulsiona a produtividade no campo.
A interação entre alunos e mercado é um dos objetivos desse projeto também e, essa união representa um avanço significativo para a educação no setor agro. O novo centro oferece aos estudantes da Universidade do Agro uma experiência prática única, baseada em tecnologias avançadas de irrigação e monitoramento climático.
Este projeto está alinhado ao percurso formativo dos cursos de graduação, pós-graduação e técnicos, com o objetivo de promover um ensino prático e diretamente conectado às demandas reais do mercado de trabalho.

Projeto AGRIMEC

Representando o segmento da mecanização agrícola, a Agrimec desde os primeiros passos do projeto da Cidade do Agro está presente com uma parceria referência em mecanização agrícola buscando fortalecer o ensino e impulsionar a inovação no agronegócio. Essa parceria visa integrar o modelo de ensino dual da universidade e proporcionar uma formação prática de alto nível aos alunos, alinhada às demandas do mercado.
O primeiro resultado concreto dessa colaboração é a criação de uma plantadora de mandioca, desenvolvida em conjunto com a Embrapa. Além disso, a Agrimec cedeu maquinário para uso em aulas práticas, reforçando o modelo de ensino dual que combina teoria e prática. Essa parceria com a Agrimec fortalece nossa missão de integrar pesquisa, extensão e docência em aulas práticas, conectando nossos alunos ao mercado e preparando-os para os desafios.

Projeto Cultivo Protegido

Um dos setores de destaque na Cidade do Agro, em fase final de implantação, contará com a produção de mudas olerícolas em recipientes, além de cultivos hidropônicos e semi-hidropônicos de hortaliças em ambiente protegido, empregando elevada tecnologia para intensificação da produção de alimentos.
Empresas Parceiras

A Universidade do Agro é referência no setor agropecuário, impulsionando o desenvolvimento do agronegócio por meio da educação e da inovação. Contamos com inúmeras empresas parceiras, que fortalecem nossa missão de oferecer conhecimento de ponta e oportunidades reais para nossos alunos. 

Seja um parceiro da Universidade do Agro >